5.3.09

Viagens

Você já conheceu alguém que diz não gostar de viajar? Difícil. Acho que todas as pessoas no mundo gostam de viajar. Por que? Vamos pensar nas coisas boas das viagens. Conhecer lugares diferentes, visitar locais que sempre sonhamos estar, ver paisagens que não estamos acostumados a ver, sentir um clima diferente, conhecer culturas, conhecer pessoas novas, ouvir sotaques diferentes, línguas diferentes, fazer coisas que normalmente não fazemos, viver em função da diversão e da alegria, enfim, esquecer a vida que levamos.

Eu particularmente sou um grande crítico da vida que levamos, especialmente em uma cidade como São Paulo. Vivemos para o trabalho, trabalhando numa coisa que dificilmente sonhamos fazer. Buscamos somente o resultado de todo esse nosso esforço: o dinheiro.

Quando viajamos, mudamos de vida e passamos um tempo vivendo da maneira como deveríamos viver. Em primeiro lugar, uma viagem não tem preocupações ou stress. Você mesmo já deve ter dito a si mesmo: “estou de férias, não vou me estressar”. Apenas esse fato já cria um ambiente mais propício a alegria. Mas por que mantemos esse comportamento restrito às férias? Por que não dizemos todos os dias: “estou vivendo, não vou me estressar”?

Depois, perceba como nosso comportamento é diferente nas nossas férias. Nós ajudamos mais uns aos outros: ajudamos a carregar as malas, dividimos tarefas. Quando alugamos uma casa com os amigos, não dividimos as funções? Mesmo o mais preguiçoso diz:” não ajudei em nada, por isso deixem que eu lavo a louça”. Você sai na rua durante uma excursão e sorri para todos, cumprimenta estranhos, busca passar o tempo fazendo algo que gosta. Além disso, em muitos casos, o intuito é que todos gastem o mesmo, dividindo todos os gastos durante a viagem.

Percebeu como mudamos numa viagem de férias? Quando voltamos, basta chegar na sua cidade para retomar todo o comportamento que você está acostumado a ter. A mudança que tivemos nas férias vai embora como num passe de mágica e ficamos nos lamentando, sobre como foram boas nossas férias.

Não podemos manter um pouco das atitudes e do comportamento que tivemos nas férias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário