5.7.12

Dia 11 - Comprar um livro para dar de presente


2008 foi o ano em que mudei minha relação com os livros. Até então, apenas tinha lido os livros da escola e da faculdade. Não tinha o hábito da leitura como hobby. Mas sabia que se  desenvolvesse o hábito passaria a mudar isso. Comprei alguns livros de Administração e me forcei a ler. Certo dia, estava lendo um desses na sala de casa e não agüentava mais. Estava maçante, chato e eu não conseguia me concentrar. Deixei-o por um momento, e me espreguicei. Olhei para o lado e estava outro livro: Autobiografia de um Iogue. Achei curioso e comecei a folhear. Era um livro que minha mãe tinha lido vários anos antes e por algum motivo, estava fora da estante. Esse livro era MUITO mais interessante que os que havia comprado. Imediatamente substituí o que lia por esse. Foi aí que comecei a ver que havia livros muito bons e que era muito gostoso de ler.

Aos poucos comecei a perceber que havia alguma coisa mágica nos livros. Não estou falando da magia de te transportar para outro lugar ou de te abrir novas portas com conhecimento, como dizem as campanhas. Falo do momento exato em que cada livro aparece na sua vida. Cada livro que comprei desse dia em diante parece se encaixar perfeitamente no período em que estou vivendo. Na maioria das vezes sou eu que escolho, outras sigo recomendações, mas muitas vezes noto alguns ao acaso. Seja na livraria, seja pela internet, ou resgatando livros que já estão em casa e nunca notei. Acho que prestar atenção aos livros que estão na nossa frente é a maneira mais clara de estar atento aos sinais que recebemos. Quando ganhamos um livro o efeito é o mesmo. A coincidência de chegar para você, no momento mais apropriado.

Há algumas semanas fui a um sebo com meu amigo Edgar e começamos a fuçar as estantes procurando alguma coisa interessante. Nessa hora, lembrei que outro amigo, Pedro Paulo tinha me falado de um livro fantástico que tinha lido e que só era possível comprar em sebos. Perguntei ao menino que trabalhava na loja:
- Você tem O Poder  Cósmico do Homem?

Nesse exato momento, o Edgar se vira e diz:
- O Poder Cósmico do Homem? Está na minha mão nesse momento.

Incrível!! Ele estava pegando outros livros e por acaso retirou um exemplar desse que eu procurava para alcançar o outro! Simples coincidência ou algum sinal? Senti que precisava comprar. Contamos esse caso curioso para o dono do sebo, que riu e comentou.

- Sincronicidade. A primeira pessoa a estudar esse fenômeno foi Jung.

Pedi para que falasse mais. O que se seguiu, foi uma aula de 15 minutos sobre sincronicidade e fenômenos parapsicológicos. Fantástico!

Quanto ao livro, mal saberia que esse viria a ser um dos livros mais incríveis que já li.

Hoje na hora do almoço, passei em um sebo próximo ao meu escritório, pensando em comprar outro exemplar desse livro para dar de presente a uma amiga que faz aniversário essa semana. Para minha felicidade eles tinham. Comecei a conversar com o dono do Sebo, Sr. Cesar.  Comentei como tinha gostado desse livro e que queria comprar para dar de presente. Ele me contou que há muitos anos atrás, tinha lido um livro tão bom e que sabia que iria ser difícil de encontrar em qualquer lugar. Foi a uma loja que tinha um bom estoque deste e comprou 10 unidades. Deixou em casa e sempre que encontrava alguém que pensava que poderia usufruir dessa leitura, dava de presente. Hoje não sabe mais onde encontrá-lo e para algumas pessoas, o livro realmente foi transformador.

Gostei da idéia e farei o mesmo com O Poder Cósmico do Homem. Sempre que encontrar, vou comprar um exemplar e dar a alguém que eu  acredite que possa usufruir bem.

Agora uma dica: Sempre que for a um sebo, converse com o dono. Essas pessoas possuem MUITO conhecimento, muita cultura e muitas histórias interessantes.

3 comentários:

  1. otima dica de conversar com o dono do sebo...

    ano passado estava lendo um livro sobre educacao financeira para criancas do gustavo cerbasi.... e uma pessoa que trabalhava no local onde eu estava na epoca folheou o livro e me perguntou sobre ele.... ela estava gestando e tinha muitos planos

    2 dias depois acabei de ler... e queria muito que minha irma lesse tb... resultado... dei a ela o livro e comprei outro para minha irma.... ela era so felicidade.... senti-me muito bem...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Hahaah esse dia foi legal demais...a conversa com o dono do sebo...o livro no exato momento que falamos...o cara que trabalhei e encontramos na vilinha em frente ao sebo...observar as pessoas andando mecanicamente na avenida paulista...Tanta coisa aconteceu...em apenas 4 horas

    ResponderExcluir