Reflexões próprias, trechos de livros, parábolas e citações para ajudar a refletir mais sobre a vida...
1.7.12
Dia 7 - Dia da faxina. Fazer uma limpeza e doar livros / roupas / brinquedos / comida
O economista italiano Vilfredo Pareto desenvolveu uma teoria, na qual defende a idéia de que para muitos fenômenos, 80% das conseqüências advém de 20% das causas. Essa teoria ficou conhecida como Princípio de Pareto, e pode ser aplicada em muitas coisas do nosso dia-a-dia. Por exemplo: em uma empresa, 80% do total de vendas está relacionado com 20% dos produtos; 80% da renda está concentrada em 20% das pessoas; 80% dos usuários de computador usa apenas 20% dos recursos disponíveis
Aplicando esse princípio na nossa rotina, podemos dizer que 80% do tempo, usamos apenas 20% de nossas roupas. Pelo menos no meu caso, isso é uma grande verdade. Tenho muitas roupas no meu armário, mas acabo usando basicamente sempre as mesmas. As demais, guardo para eventuais situações em que tenha que usar. O que não faz muito sentido, já que dessa maneira, separo um grande espaço para roupas que nunca serão usadas e situações hipotéticas em que posso ter a necessidade de usá-las.
Aproveitei a manhã do domingo para fazer uma limpeza no meu armário. Esporadicamente faço essa limpeza e a última foi há uns 3 meses. Após essa última faxina, separei muita roupa que não usava há anos e coloquei em mochilas que também não utilizava mais e entreguei para pessoas que encontrei na rua.
Pensei que dessa vez não teria tanta roupa como da outra vez. Mas me surpreendi com quanta coisa guardo por puro apego. Roupas que gostava muito, mas que hoje não gosto mais e acho que nem combinam mais comigo, roupas que ficaram pequenas (apesar de não ter crescido tanto, também tenho coisa que não me serve mais...rs), roupas que ganhei, nunca usei e nunca doei porque eram de grife e roupas que achava que um dia usaria, mas usei quase nunca.
Separei todas essas, tentando me desapegar ao máximo.
Resultado:
9 Camisas
18 Camisetas
5 Calças
4 Bermudas
6 Bonés
7 Cintos
4 Agasalhos
4 Bandanas
13 Abadás
2 Sapatos
1 Chuteira
Agora preciso ver a melhor maneira de doar essas roupas. Quem tiver sugestão do que posso fazer com elas pode deixar um comentário aqui ou mandar mensagem. Nos próximos dias farei ainda uma faxina de livros e outras coisas que podem ser doadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Também tenho roupas e calçados separados para doação, esta é uma excelente época para fazer isso, já que o frio bate à nossa porta. Que tal doá-las para a casa Hope? Ou para algum asilo de idosos que costume fazer bazares com o material arrecadado com o objetivo de suprir as necessidades dos abrigados - Não conheço nenhum - ou talvez para o Hospital Antonio Prudente que mantem bazar permanente, apesar de a Dona Carmem Prudente já haver falecido, deixando esse legado maravilhoso, de cuidado aos pacientes com câncer?
ResponderExcluirBom dia Gustavo,
ResponderExcluirHoje acordei com frio. Deixe, na minha calçada, por favor: 2 agasalhos
Preciso de camisa também para trabalhar na sua empresa de desenhos: 3, por favor
Preciso das chuteiras, to no time do Manuel. ..da calçada vizinha
Não esquece dos abadás. .to indo para a Bahia no carnaval
O boné vai bem também
URGENTE: VOCÊ JÁ VIU ONDE VAI ME HOSPEDAR?!?!??! VC JÁ DORMIU NA RUA NO FRIO?!?!!? POR ISSO NÃO TEM PRESSA, NÉ??? POR FAVOR, ME ARRUME ALGUM LUGAR!!!