18.7.12

Dia 20 – Pensar em uma idéia para mudar o mundo


Esse desafio foi sugerido pelo meu amigo Edgar Chaves. Quando ele lançou essa idéia, torci um pouco o nariz, achei que pudesse ser muita presunção, ou algo impossível de realizar. Ele me disse então que a idéia era apenas pensar em alguma coisa, e dividir. Mesmo que fosse utópica ou mesmo que fosse só uma idéia vaga.

Desde que comecei o desafio, passei a prestar mais atenção nas coisas ao meu redor. Consegui ficar mais tempo no momento presente, e atento a tudo que deixamos de notar quando estamos presos nos nossos próprios pensamentos. E para mim, as coisas mais legais de se notar são as pessoas e a natureza. Faço isso especialmente no trânsito, tentando transformar um tempo perdido num tempo produtivo. Fico tentando advinhar o que se passa na cabeça das pessoas e quais são os problemas em que estão pensando.  A outra coisa legal de se reparar é a natureza. Em SP podemos ver como as leis da natureza são fortes, quando mantém árvores enormes em meio ao concreto e à fumaça.

Outra coisa que aconteceu depois que comecei o desafio é que passei a gostar de cuidar do jardim de casa. Tenho ajudado mais meu pai e de fato estou pegando gosto pela atividade. Quando se está trabalhando com a terra e com as plantas, você aumenta sua percepção do momento presente, acalma seus pensamentos e aprende como a vida funciona. O mecanismo da vida está lá. Na preparação da terra para jogar uma semente, na paciência para esperar brotar e esperar crescer. Outro dia vi uma frase que gostei tanto que anotei: “paciência é o intervalo entra a semente e a flor”. Então, quando se está em contato com a natureza, você se conecta com sua força interior e fica mais próximo do seu eu verdadeiro.

Vivemos em um mundo onde as pessoas estão pensando somente no material e acho que essa é a causa dos problemas. O foco no lucro te faz trabalhar mais, para juntar mais dinheiro, para poder comprar mais, para poder ter conforto, para poder ter condições de dar uma boa casa pra sua família, para poder dar boa educação para os filhos, para que eles possam ter condições de ir a boas universidades, e conseguir bons empregos, e ganhar mais....ufa...nao tem fim!

É aí que entra minha idéia para mudar o mundo. Precisamos fazer a sociedade voltar a ter esse contato com a natureza. O que é da natureza é muito mais belo que tudo e traz muito mais aprendizado (por que será que os sábios e filósofos sempre usam parábolas com animais e a natureza?). Ali está todo o conhecimento que precisamos. E com mais contato com a natureza, estaríamos mais tempo no presente, mais conectados com a verdade e os sentimentos negativos, aos poucos iriam se dissipando...


Essa é a raiz da minha idéia, vou desenvolver melhor nos próximos dias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário