24.7.12

Dia 24 - Dar flores para uma mulher





Se ontem foi o dia 22, por que hoje é o dia 24? Ontem fiz duas tarefas e se considerar sendo o dia 23, vou finalizar o desafio no dia 29. Aí vai perder toda a graça. A proposta inicial desse desafio era realizar 30 tarefas em 30 dias. Não consegui. Então a contagem por dias deixou de fazer sentido. A bem da verdade é que isso pouco importa. O que importa é o que estou buscando fazer a cada dia. Pensando nisso, é engraçado ver como ficamos confusos com regras. As regras existem para que tenhamos um pouco mais de ordem na nossa sociedade. Vivemos sempre tentando fazer as coisas direito, julgando entre certo e errado. No começo fiquei pensando que se não realizasse em 30 dias, fazendo uma tarefa por dia, não estaria fazendo certo. Mas quem disse que existe certo ou errado? Se seguisse essa lógica, teria errado, então seria desclassificado do desafio e teria parado na 2ª semana...hahalha. Veja bem, se a idéia do Challenge é mudar minha rotina e quebra meus paradigmas, não preciso de ordem. É mais interessante que tenha um pouco de desordem. E essa confusão com dias e desafios é parte disso...

A tarefa de hoje fui difícil para mim. Interessante ver como as pessoas são diferentes. Se cada um tentar fazer esse desafio com essas tarefas, teremos dificuldades diferentes para cada um. Assim como para algumas passar um dia sem carro é moleza e para mim complicado, comprar flores pode ser um ato simples e comum para uns e difícil para mim. Difícil porque uma das maiores dificuldades que tenho é de demonstrar sentimento e expor emoções. Mesmo e especialmente com pessoas da minha família.

Voltando para casa, decidi parar no Pão de Açúcar e comprar flores para minha mãe e para minha avó. Parece uma coisa muito simples, mas quando você tem 28 anos e nunca fez isso na vida, percebe que não é fácil. O ato em si é fácil. Pare numa loja ou floricultura, escolha as flores, pague e dê de presente. Mas o processo mental de tudo isso é meio complicado, quando é uma coisa que você não faz. E esse é o que tem sido o maior aprendizado e o maior benefício que estou tendo. Quebrar amarras mentais. Fiquei pensando que seria esquisito e que minha mãe acharia esquisito eu fazer isso do nada. Mas como em todas as ocasiões, basta quebrar os pensamentos com ações.

Escolhi duas flores que gostei e achei que pudessem agradar essas que são, junto da minha irmã, as mulheres mais importantes da minha vida. Demorei a escolher, confesso, com medo de errar na escolha (vejam como a decisão entre achar certo ou errado se faz presente nas nossas atividades. Não existe certo ou errado. Existe o que achamos a melhor coisa a se fazer). Escolhi e entrei na fila do caixa para pagar. Então uma cena legal. O rapaz que estava à minha frente, reparando nas flores que estava comprando, saiu da fila e escolheu também um vasinho de flores para levar. Não sei se ele sentiu-se estimulado, ou se apenas se lembrou de que precisava comprar,  mas o fato é que me senti bem, como se estivesse influenciando alguém a fazer algo legal. Ao chegar minha vez, a operadora de caixa me olhou com olhos de ternura, como se pensasse “ah, que simpático, levando flores”. Mal sabia ela que era um momento raro...hahaha.

Chegando em casa, dei as flores de presente para minha mãe e obviamente que ela não esperava. Com certeza a primeira coisa que pensou foi no meu blog. Claro que fui estimulado por isso, mas para mim, sei que não é apenas o cumprimento de uma tarefa. É um esforço para me soltar mais e expor mais meus sentimentos. Quebrar uma barreira para tornar isso uma coisa mais fácil de se fazer. E é também uma maneira de agradecer por toda ajuda que tenho recebido dela nas últimas semanas. Ela sabe do que estou falando. Apesar de se me considerar bastante diferente da minha mãe, sei que duas das minhas principais características vêm dela:  a paixão pela música e instrumentos musicais e o interesse pela espiritualidade.

É sempre mais difícil fazer coisas diferentes pela primeira vez. Depois fica fácil. Infelizmente minha avó já estava dormindo. Deixei o vasinho que comprei ao lado da sua cama e quando ela acordar vai encontrar. Espero que a deixe feliz, especialmente porque ultimamente tem estado com a saúde um pouco debilitada.  

Estou quase completando o desafio e consigo sentir em mim o efeito das últimas semanas. Quem me conhece sabe como é estranho eu estar falando sobre as coisas que escrevi hoje. A idéia do desafio era justamente essa e acho que estou conseguindo...

Um comentário:

  1. Adorei o desafio de hoje. Flores sāo sempre uma boa novidade. Beijos, Van

    ResponderExcluir