9.7.12

Dia 13 - Visitar alguém que more em outra cidade

9 de julho. Feriado em São Paulo. Não postei minhas tarefas dos últimos dias, mas não quer dizer que tenha deixado de realizar.

Umas das maiores amarras mentais que temos é a dificuldade em visitar pessoas que moram em outras cidades. Acredito que todo mundo deva ter algum parente, ou amigo que more em outra cidade, quando essa pessoa vem para sua cidade, você a encontra, promete que vai visitar e nunca vai. Aí encontra novamente e diz que tava difícil, correndo demais, sem tempo, ou sem dinheiro.

Mas a verdade é que tudo isso são desculpas que damos a nós mesmos e o pior: nós acabamos caindo e acreditando nessas desculpas e tomamos como verdade. Sempre que queremos de fato encontrar alguém, damos um jeito. Remanejamos nossas agendas, nos programamos para comprar com antecedência uma passagem mais barato e organizamos nossas finanças.

Pensei nisso, pois nesse final de semana fui visitar uma pessoa muito especial em Belo Horizonte. Não precisei me programar tanto para ir, apenas decidi ir e fui. A distância é uma barreira ilusória. Muitas vezes estamos mais distantes de pessoas que estão morando na mesma cidade que nós e nunca encontramos (especialmente se você mora em São Paulo).

Algumas pessoas vêem o ato de viajar como uma coisa muito grande, que exige um esforço e preparação enorme. Mas a verdade é que viajar não depende de nada disso. Depende apenas de se colocar em movimento. Certa vez li um escritor que havia viajado o mundo todo dizendo que muitas pessoas dizem o invejar por ter conhecido tantos lugares. Ele disse que apenas teve mais coragem que os outros, já que viajou muitas vezes sem dinheiro e se sujeitando a dormir em estações de trem e aeroportos. Concordo. Seja para fazer viagem de lazer, como para fazer uma simples visita a alguém que more longe, basta decidir ir. E tudo fica mais fácil.

Aos meus amigos que moram em outras cidades e ainda não visitei. Esqueçam minhas desculpas. Apenas não tive força de decisão suficiente para sair de SP para visitá-los. Mas estou mudando isso e em breve estarei passando por aí...

2 comentários:

  1. Tanaka, quanto a essa atividade, concordo 100% com você! Nestes 5 meses de Amsterdam, tive a chance de visitar pelo menos 9 amigos em 3 cidades diferentes e, por mais que eles saibam que a visita também possuía intuito turístico, pude perceber claramente o quão felizes e gratos eles ficaram pelo "esforço despedido". E o mesmo ocorreu quando muitos amigos visitaram Amsterdam (um dos principais destinos turísticos) e aproveitei para encontrá-los, seja para jantar ou ir a um barzinho. Fiz questão de dar toda a atenção que eles mereciam, nem que fosse por algumas horas após o trabalho. Enfim, basta ter vontade de manter as nossas amizades e eliminar as nossas próprias barreiras ("desculpas")! Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tsuda, é isso mesmo. A gente vive dando tantas desculpas e acaba acreditando nelas...
      valeu pelos comentários! sempre que puder, deixe algum comentário que enriquece o blog com a visão de outras pessoas tb! Abrção!

      Excluir