18.3.13

Smartphones



Será que os smartphones melhoram mesmo nossas vidas? Estamos mais conectados, é verdade. Temos acesso à todo tipo de informação à qualquer hora e em qualquer lugar. Sacamos nosso celular do bolso e em alguns segundos temos a resposta a nossa dúvida. Sabemos o que nossos amigos estão fazendo, estamos mais próximos. Será mesmo?

Esses dias, comecei a perceber que perdi o domínio consciente das minhas mãos. Entro no elevador e minhas mãos automaticamente entram no meu bolso e tiram meu celular. Acabo uma refeição e como num reflexo, alcanço meu smartphone, digito minha senha para ver alguma coisa que eu nem sei o que é. Não existe mais espera sem celular. Um segundo de impaciência já é motivo para empunhar meu aparelho.

A grande verdade é que o smartphone está acabando com nossa paciência. Eliminamos a espera, a escuta e a percepção do ambiente externo porque esses gadgets funcionam como imãs para nossa atenção. No fantástico livro O Poder do Hábito, o autor Charles Duhigg fala sobre como os hábitos se formam. Basicamente uma rotina é estabelecida quando há uma deixa e nosso cérebro aciona o comportamento automático em busca de algum tipo de satisfação. Mas o lance é que cada vez mais, qualquer situação é uma deixa: entrar no elevador, terminar uma refeição, uma sala de espera, um silêncio inesperado, uma pausa numa conversa.

Eu sempre tive dificuldade de me concentrar por muito tempo em uma mesma coisa. Ultimamente, essa dificuldade ficou ainda maior. Quando o cérebro começa a se cansar de uma atividade, ele pede por algum tipo de distração. E que distração é melhor que um monte de informações disponíveis ao alcance das mãos? Criamos um novo movimento involuntário: piscar, respirar, salivar, mexer no celular.

Estamos perdendo a capacidade de raciocinar, de forçar o cérebro até ele se lembrar de uma informação. “Como é mesmo o nome daquela atriz que fez aquele filme?” 1, 2, 3 segundos...”Ah deixa eu procurar no Google. Aqui está. Jennifer Lawrence! Era essa mesmo!” Pra que gastar o cérebro?

A mesma tecnologia que nos conecta a todas as pessoas que conhecemos, nos afasta dos nossos amigos mais próximos. Estamos em contato com eles o tempo todo: facebook, twitter, instagram, whatsapp. Eu sei o onde eles estiveram, sei onde foram e sei que estão bem. Então, pra que ligar pra conversar, não é mesmo? Meus amigos estão me achando sumido, deixe então eu responder com um “hahaha” em um dos chats que temos para que eu mostre que estou presente. Quando foi a última vez que você ligou para conversar com seus 5 melhores amigos?

Estamos criando uma sociedade de pessoas solitárias, porém conectadas, impacientes, porém ágeis, sem raciocínio, mas muito bem informadas. Somos fotógrafos, músicos, Djs, críticos de cinema, gourmets, comentaristas políticos, designers, cinegrafistas e não somos nada disso. Os smartphones melhoraram demais nossa vidas, não acham?





Nenhum comentário:

Postar um comentário